Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.
Frequentemente, os gestores têm a necessidade de desenvolver e implementar estratégias e planos que objetivam dinamizar as vendas e os resultados da empresa, a médio e longo prazo.
O exercício do pensamento e do planeamento estratégico de marketing, nem sempre é alinhado e/ou corretamente alinhado com as vendas e operações comerciais da empresa.
Por outro lado, vários gestores revelam ainda um domínio pouco profundo face ao tipo e à forma de utilização das ferramentas de gestão e digitais mais adequadas para a elaboração de um plano de marketing útil, atrativo e único.
Assim, este programa objetiva a compreensão das fases inerentes a um plano de marketing, privilegiando o uso das ferramentas mais eficazes, o alinhamento com as vendas e a facilitação da correta implementação e aceitação do plano na empresa.
Conhecer a importância dos planos de marketing e como torná-los UAU - úteis, atrativos e únicos
Dominar a estrutura de um plano de marketing
Tomar conhecimento sobre as diversas ferramentas e frameworks de suporte à análise e planeamento estratégico
Marketing Plan Overview
Onde estamos? - Diagnóstico
Swot analysis e opções estratégicas
Para onde queremos ir? - Planeamento estratégico
Como vamos lá chegar? - Planeamento e controlo das ações de marketing & Alinhamento com as Vendas
Quanto vai custar? - Orçamentação e budget com base em objetivos
Plano de contingência
Como tornar os planos de marketing UAU (úteis, atrativos e únicos)
Constrangimentos à adequada implementação dos planos
Self Assessment
O Rafael é Managing Partner na Squadra - marketing & sales consultants, na qual assume responsabilidades de coordenação de projetos de consultoria nas áreas de Marketing Estratégico, Gestão de Marca, Gestão da Inovação e Gestão comercial, bem como na área de Advisory for People. É também Partner na Liminal - martech specialists, uma start-up especializada em serviços de marketing tecnológico no apoio ao crescimentos dos negócios. No seu passado executivo foi Gestor e Diretor em várias empresas líderes de mercado, com responsabilidades crescentes nas áreas de Vendas, Marketing, Inovação e Estratégia. Conquistou vários prémios nacionais e internacionais de Marketing, Comunicação, Produto e Distribuição. Licenciou-se em Gestão de Marketing no IPAM, realizou vários programas executivos na Porto Business School, e ainda o Programa de Direção de Empresas na AESE-Business School.